A Ética sobre o Zoo

Um ambiente que engloba e permite a sobrevivência e contacto entre humanos e espécies selvagens!

O que é um Zoo afinal? Tem regras? Proporcionam aos animais uma vida feliz? É ético a existência de ZOOs?


O conceito de jardim zoológico apresenta vários significados que têm sofrido várias alterações e comentários por parte de várias entidades, que põe em causa a ética e necessidade de criarmos jardins, onde inserimos os seres vivos em ambientes artificiais, apesar de lhes fornecermos o essencial para a sua sobrevivência.

Desta forma, todos os zoos têm que cumprir um protocolo, para poderem inserir os animais nestes estabelecimentos, elencadas pela entidade DGAVE, que define as limitações dos espaços em que podem ser inseridos os diferentes animais, bem como controlam o limite de crias que um habitat pode incluir de uma única espécie, por isso outros zoos e estabelecimentos que alojam animais tem de estar preparados para os receber.

Maior parte dos seres vivos que são inseridos num jardim zoológico provêm de cativeiro como é o caso do Zoo da Maia onde existem bastantes animais que foram resgatados de situações de cativeiro ilegal  ou de maus tratos. Apesar de as condições não serem as ideais, o Zoo proporciona-lhes um espaço com todas as particularidades e características que existiriam no seu habitat natural, pois os animais têm sempre presente o instinto dentro de si, bem como tem como objetivo fornecer-lhes uma alimentação característica da sua espécie no ambiente natural.

Os estabelecimentos em que habitam animais usam vários tipos de
seres aquáticos para demonstrações e espetáculos, que têm como intuito demonstrar
as atrocidades e riscos que estes correm nos seus habitats naturais, quando
confrontados por plásticos e hidrocarbonetos, como o petróleo, contudo o Zoo
garante que nenhum destes seres realize vários "shows" num dia, e que apenas os
deve realizar se ele se mostrar motivado para isso.

Desta forma, todos os tratadores tentam garantir o bem-estar das espécies que
cuidam
.

Uma das curiosidades do Zoo é que ao final do dia todos os seres vivos são recolhidos dos seus habitats para locais seguros, para garantir que os mesmos não tendem a fugir dos seus habitat artificiais, já que estes são sempre ao ar livre; bem como, o facto de as espécies nunca estarem sujeitas a rotinas, já que estas têm de viver num meio que lhes proporcione a "naturalidade" total.



VANTAGENS:

  • Proporciona-lhe o contacto com a espécie humana, de modo a desenvolverem laços de amizade com espécies humanas;

  • Evita que estes gastem energia na procura de alimento;

  • Fornece-lhe segurança, algo que não possuem no seu habitat natural, onde podem ser atacados por outros seres inimigos;

  • Permite alojar seres que são alvo de rotina e ordens em contexto humano, por exemplo o Zoo da Maia aloja animais provenientes de circos, onde são mal tratados e obrigados a realizar atos involuntários, contudo estes revelam-se sempre mais agressivos, já que pensam que os tratadores lhes vão exigir algo.


DESVANTAGENS:

  • Não dá a oportunidade aos seres de caçar o seu próprio alimento;

  • Não permite que a sua capacidade de fuga e camuflagem seja desenvolvida, pois estes não possuem predadores no seu habitat animal;

  • Apesar das regras, estes animas são mantidos em habitat limitado muitas vezes pobre em comparação com o seu habitat natural, o que pode levar, por vezes, a situações de stress para os animais;

  • Existe uma certa "humanização" destes animais. Apesar de o seu relacionamento com os humanos facilitar a sua manutenção, estes animais ficam muitas vezes com os instintos suprimidos e têm comportamentos que não se observariam em meio selvagem.


Site afinado pelos colaboradoras do blog
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora